ENEIDA MARTA 2014


O belíssimo videoclip de "Kabalindade " foi filmado em Bafatá e um dos temas do novo álbum de Eneida Marta e tema principal da banda sonora de "O Espinho da Rosa", do realizador Guineense Filipe Henriques que teve antestreia mundial no Fantasporto 2014.

Nascida na Guiné-Bissau mas radicada em Portugal, é uma das mais vibrantes vozes africanas dos dias de hoje. Eneida mistura a sua notável voz com ritmos como o Gumbé, Tina, Singa, Djanbadon, Afro-beat e cantando em Mandinga, Fula, Crioulo, Futa-Fula e Português combina as raízes da sua origem com a vibracidade dos arranjos de Juca Delgado, um dos mais importantes produtores de música africana em Portugal. Juca desde cedo apostou no valor de Eneida e lhe proporcionou colaborações em trabalhos de conceituados artistas como Aliu Bari (pioneiro da música moderna guineense), Rui Mingas, Bonga, Manecas Costa, entre outros. Eneida também já fez duetos com nomes como Dulce Pontes, Uxia, Bonga, entre outros.

Com o disco "Amari" converteu-se numa nova referência musical e despertou o interesse de editoras como "Putumayo" (sediada nos EUA), "Club Star" (alemã) e "JPS Production" (francesa). Tanto assim que Eneida participou numa das compilações dedicadas à música das ex-colónias portuguesas em África, An Afro-Portuguese Odyssey (Putumayo 2002), com um tema do seu primeiro CD, "Na Bu Mons". Esta participação abriu-lhe as portas para o reconhecimento internacional da sua espectacular voz, colocando-a em posições de topo nos meios de comunicação social.

Eneida Marta esteve presente em inúmeros meios de comunicação social internacionais – inclusive no programa "Inside Africa" do canal de TV CNN Internacional

Em Janeiro de 2006 Eneida Marta apresentou o seu terceiro disco, "Lôpe Kai", editado pela Íris Music (França), a partir do qual se inicia a sua primeira grande tournée europeia - Tour Lôpe Kai 2006-2007.

Em Julho de 2005, Eneida ficou em primeiro lugar na categoria de World Music, num concurso que decorreu em Portugal, com a canção "Mindjer Dôlce Mel". Com este tema vencedor, que também está incluído na compilação "Acoustic Africa", da Putumayo World Music, gravou o seu terceiro videoclip.

Em Novembro de 2008, a organização da WOMEX 2008 (World Music Expo), um dos maiores eventos no mercado profissional de World Music do planeta, seleccionou a artista Eneida Marta para um showcase integrado na sua programação oficial.

Esse evento juntou cerca de três mil delegados, mil e quatrocentas empresas de mais de noventa países, tendo integrado mais de cinquenta showcases com mais de quatro centenas de artistas provenientes de mais de quarenta países que se dividiram por 5 palcos.

Eneida Marta e Juca Delgado exploram, ao desenvolver nas suas obras musicais, uma grande variedade de estilos, como o Gumbé, Tina, Singa, Djanbadon, e assim como o Jazz -- naquilo que muitos consideram uma verdadeira fábrica de ritmo e da boa música.

The remarkable videoclip of "Kabalindade" has been filmed in Bafatá ( Guiné-Bissau ) and features one of the themes of Eneida Marta's new album and main theme of 'O Espinho da Rosa' soundtrack by Guinean filmmaker Filipe Henriques, premiered at 2014 Fantasporto International Film Festiva 2014.

Eneida is a special singer and as important, a very special person. Devoted to her music and commited to her role as UNICEF Ambassador for Guinea-Bissau, her native country. Eneida's upcoming album Nha Sunhu is the result of her love for music. Recorded in Bissau, Lisbon and Paris, the new album is the result of her "thirst for independence”.

Featuring a group of great musicians Eneida Marta showcases a work of extraordinary beauty and distinctively rooted in Guinea-Bissau's traditional music. As stated by Lokua Kanza, the Congolese singer: “I’ve never been to Guinea-Bissau, but I understand the country when I hear Eneida Marta”.